Carvão

dica_carvaoE sobre carvão?

 

O que é preciso saber sobre carvão para churrasco?

 

O melhor carvão que pode existir para assar carne é aquele que forma brasas incandescentes.

 

Carvões que fiquem estourando como bombinhas, que não formem brasas, que não param de formar labaredas, que se transformam rapidamente em cinzas ou que não ascendam devem ser evitados.

 

Mas é claro, como vamos saber isto na hora que compramos? O melhor é ser fiel à marcas que dão certo, ou seja, experimente e mantenha-se nesta marca. Boas marcas sabem o que é preciso para um churrasco e procurarão manter o efeito desejado. Se a marca mudar, reclame, 0800 é gratuito e serve para isso.

 

Muitas pessoas cometem erros graves ao fazerem churrasco. O erro mais comum é assar a carne sob labaredas. Não basta saber acender um fogo corretamente, é necessário saber esperar o momento certo de colocar a carne sob as brasas, ou seja, ter a paciência de esperar as labaredas sumirem e ficarem as brasas. A carne assa sob o efeito do calor das brasas e não das labaredas.

 

Cozinhar a carne pela sua própria suculência, ou seja, pela sua própria umidade somente é possível sob o fogo de boas brasas. Assim a carne assa de forma uniforme, ficando suculenta, saborosa e corretamente tostado, em cor de madeira envelhecida.

 

Ninguém gosta de comer carne ressequida. Mas como saber o momento certo de tirar a carne do fogo? Isto vai depender do tipo de carne. A melhor coisa ainda é usar a faca e um garfo de carne para cortar até o meio e ver como está o ponto. Crave a faca até o seu centro e abra um espaço para ver sua suculência e se está bem assada. Evite cortar a carne de fora a fora, para não ressecar.

 

Quando o carvão já está com as brasas corretamente no ponto, levantando um bom calor do centro da churrasqueira, evite mexer demais no carvão. Somente o faça quando há excesso de cinzas sobre ele, o que pode impedir o fluxo de calor.

 

Assar carne não é como cozinhar na panela, onde se fica mexendo o tempo inteiro. Se não sabe o momento de virar a carne, adquira uma churrasqueira com espetos giratórios. Se quiser se aventurar, somente vire a carne em intervalos mais prolongados. O primeiro bem antes de tostar, o seguinte até maturar igualmente e assim sucessivamente. Não vire o tempo inteiro. Tenha paciência e visão.