Costela de Carneiro
Costela de Carneiro
Uma receita para deixar todos babando
Não há segredos muito diferentes dos já dados em outras receitas (veja as dicas sobre fogo, carvão e receita de tempero para churrasco).
O que há de diferente aqui é que vale a pena temperar a costela de carneiro um dia antes, e sim, podemos usar algo diferente de sal grosso.
Antes de mais nada, pegue uma bacia razoavelmente grande, encha de água. Depois em outra bacia, coloque temperos que você goste, mas prefira de sal o sal grosso. Faça uma salmoura. Vamos dar uma dica aqui para isto:
Salmoura:
– 4 colheres de sopa de Sal grosso;
– Um maço de Cebolinha picada;
– Um maço de Salsinha picada;
– 1 colher de Pimenta Malagueta em conserva no Óleo de Oliva;
– 2 xícaras de Vinho tinto.
Procedimento:
Coloque parte da salmoura na bacia com água. Reserve metade dela e use diretamente na carne. deixe uns 15 minutos a carne sob o efeito da salmoura. Após este tempo, coloque a carne dentro da bacia com o resto da salmoura e deixe no mínimo 12hs de molho na geladeira.
No dia que for assar, retire a costela de carneiro da salmoura e salgue novamente com sal grosso. Não tenha medo de salgar novamente, porque o sal grosso não costuma salgar demais a carne, porém não deixe ela parada nem coloque sal demais. Após salgar, leve diretamente ao fogo.
Já tendo o fogo com as brasas no ponto certo (ver dica sobre como fazer Fogo para churrasco), disponha a costela de carneiro sem deixar espaços entre os pedaços. Esta primeira etapa, como em todo churrasco, o objetivo é assar a carne de dentro para fora.
Dê a primeira dourada em um dos lados das costelas, e então vire a primeira vez. Vá até este novo lado ficar igual ao anterior e então vire novamente. Não toste a carne, quando perceber que ela está fervendo na parte externa, vire novamente.
Se perceber que a carne está ficando muito seca, use um pouco de salmoura e borrife na carne. Carnes bem assadas dificilmente necessitarão desta dica. Utilize-a com sabedoria. A maioria das vezes é porque deixamos passar do momento certo de virar. Uma dica para saber o momento certo é quando a carne estiver fervendo externamente de uma forma suculenta e não seca. Esta é a hora de virar.
Finalmente, em algum momento, use a faca para cravar até o centro e ver como ela está por dentro. Um fogo bem feito assa rapidamente a costela de carneiro, por ela ser fina. Entre 40 minutos e uma hora é o tempo mais ideal.
Não deixe a costela esfriar. Sirva quente e chame todos para desfrutar da carne antes que ela esfrie. A gordura de carneiro é bastante leve, mas depois de fria não é nada agradável, pois fica sebenta. Este é o segredo da costela de carneiro, comer quente.
Boa receita e bom apetite!